Texto preto sobre fundo azul claro que diz: “Não ame tudo o que você faz”, com destaque amarelo na palavra “tudo”.

Desconstruindo certezas perigosas

Gabriel Tessarini
2 min readJun 8, 2021

--

Quando sua mente está voltada apenas para o lado bom de uma ideia, pode não perceber os seus pontos falhos.

Não é pelo fato de você ter grande interesse pela ideia que significa que as outras pessoas terão.

A sensação de ter paixão por algo ou alguém é deslumbrante. Contudo, tratando-se de um produto ou serviço, quando você é a pessoa responsável por ele, essa paixão pode afetar o seu discernimento sobre sua utilidade, seja antes ou depois de seu lançamento.

É difícil se desvencilhar de emoções e pensamentos que compõe a si próprio, mas se a entrega não é feita exclusivamente para você, a sensação de dúvida deve sempre prevalecer em sua mente empreendedora. Assim, antes de gastar tempo e recursos em qualquer atitude sem antes comprovar sua necessidade, você consegue realizar uma ampla e correta validação de mercado com o público que você pretende servir com isso.

Imagine estar tão eufórico com a criação de um projeto que você não se atenta para a comprovação das certezas que você acredita ter. Imagine ainda que você se deu ao trabalho de produzir tudo o que seria necessário para esse projeto, mas ao final do processo, o público que você achava que seria seu cliente nem sequer vê utilidade nele.

No começo do ano de 2021, dois empreendedores fundaram uma startup de nome Pinky Gloves com o objetivo de “resolver um problema de higiene feminina” por meio de luvas rosas para as mulheres retirarem seus absorventes de forma discreta. A ideia até recebeu uma oferta de investimento durante um programa de televisão.

Um dos vários problemas dessa história está na inutilidade do produto segundo as pessoas que iriam compor esse mercado caso ele fosse, de alguma maneira, válido. Além de o produto ser prejudicial ao meio ambiente e o projeto ser sexista, o nível de investimento na evolução da empresa chegou a um alto patamar sem antes ter havido um embasamento minimamente razoável para comprovar a carência dessa solução antes de ter sido lançada no mercado.

Perceba o desperdício que foi não apenas para eles próprios como também para o público que recebeu a proposta dessa “solução” desnecessária e ineficaz.

Isso se deve, principalmente, ao fato de não ter sido realizada qualquer pivotagem suficiente para coletar maior quantidade e variedade de informações, e retirar os antolhos (aquelas viseiras colocadas nos cavalos) para fazê-los parar de ver e seguir em apenas uma única direção.

Por mais que se vislumbre a inovação ou um alto valor de um produto ou serviço que você está entregando, caso sua proposta não seja validada corretamente com as variações de envolvidos que acha que se interessariam por ele, você pode estar entregando algo apenas para si mesmo, e gastando desnecessariamente para isso.

- Gabriel Tessarini

--

--

Gabriel Tessarini

Writer, poet, professor, an tech and innovation consultant